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CAC – Saiba como calcular o Custo de Aquisição por cliente

20 Setembro, 2023 |

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) é uma métrica fundamental para avaliar o custo de conquistar novos clientes. Esta métrica auxilia na medição do retorno do investimento (ROI) das estratégias de aquisição e possibilita a comparação entre diferentes canais de aquisição. Para otimizá-la, é crucial definir o público-alvo, investir em marketing digital e analisar dados. O CAC é de extrema importância para aprimorar a eficácia das estratégias de aquisição.

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) é uma métrica essencial para entender o desempenho das estratégias de aquisição de clientes. 

É aplicada em negócios de todos os ramos, tendo como objetivo fornecer uma visão clara dos seus custos na área e de melhorar a eficiência das suas campanhas.

Nesta leitura exploramos em detalhes o que é o CAC, como calculá-lo e como utilizá-lo nas suas estratégias de aquisição de clientes. 

Também trazemos algumas dicas para otimizar o seu CAC e, consequentemente, aumentar o retorno dos seus investimentos

Esteja atento!

O que é CAC e como utilizá-lo?

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) é uma métrica que calcula o valor gasto por uma empresa para adquirir um novo cliente. Permite medir o desempenho das campanhas de marketing e vendas. Através do CAC, é possível  avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de aquisição de clientes.

Se o CAC for elevado em relação ao valor que cada cliente retorna à empresa, é possível que a estratégia de aquisição de clientes não esteja a ser rentável. Nesse caso, é preciso ajustar a estratégia para reduzir custos ou aumentar o valor de cada cliente adquirido.

Esta métrica também pode ser usada para comparar o desempenho de diferentes canais de aquisição de clientes, como anúncios em redes sociais vs marketing de conteúdo, e ajudar a identificar quais os canais que são mais eficazes em termos de custo vs benefício.

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Quais elementos devem ser considerados no CAC?

O CAC representa o valor médio gasto pela empresa para adquirir um novo cliente. Por isso, é importante considerar todos os valores gastos na produção do item, no investimento em marketing e publicidade, entre outros.. Alguns dos elementos que devem ser considerados no cálculo do CAC são:

  • valor investido em campanhas de publicidade, promoções e outras estratégias de marketing que visam atrair novos clientes para a empresa;
  • gastos com vendas, como vendedores, representantes comerciais e outras equipas que estão envolvidas na aquisição de novos clientes;
  • custo de produção, embalagem e distribuição dos produtos ou serviços da empresa;
  • custos operacionais da empresa, que inclui despesas fixas como energia, rendas, internet, água, entre outros;
  • o tempo médio que um cliente permanece como cliente da empresa (LTV ou Life Time Value). É importante para calcular o valor que cada cliente traz para a empresa em termos de receita;

Como é calculado o Custo de Aquisição por Cliente?

Para calcular o CAC, é necessário somar todos os custos associados à aquisição de novos clientes durante um determinado período de tempo. Em seguida, divide-se o valor pelo número de novos clientes adquiridos durante o mesmo período de tempo.

Na prática, deve-se aplicar a seguinte fórmula:

CAC = somatório dos investimentos / número de clientes adquiridos

Por exemplo, se uma empresa gastou 150.000€ em todas as variáveis explicadas no tópico anterior no período de um mês e conseguiu conquistar 400 novos clientes, o CAC seria:

CAC = 150.000€ / 400

CAC = 375€

Também é necessário atentar nos clientes que devem entrar no cálculo do CAC. Apenas se deve contabilizar os novos clientes que resultaram das ações de investimentos da própria empresa. 

Como o CAC impacta outras métricas?

Assim como outras métricas, o CAC não pode ser analisado de forma isolada, deve sempre ser interligado a outras, especialmente as que estão explicadas abaixo:

Ticket médio

O ticket médio é o valor que os clientes gastam, em média, na empresa. Idealmente, o ticket médio deve ser maior que o CAC, pois indica que a empresa está a gerar mais receita do que a gastar para a aquisição de cada novo cliente.

Se o CAC de uma empresa for 200€ e o ticket médio for 250€, então cada novo cliente estará a gerar um lucro líquido de 50€ para a empresa.

Lifetime Value (LTV)

LTV é uma estimativa da receita média que um cliente gera ao longo da sua vida. Ao comparar o CAC com o LTV, a empresa pode avaliar se o investimento em aquisição de clientes está a gerar retorno financeiro.

Se o CAC for muito alto em relação ao LTV, a empresa pode estar a gastar mais dinheiro do que deveria para adquirir novos clientes, o que pode levar a prejuízos financeiros.

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Retorno sobre o investimento (ROI)

ROI é a relação entre o retorno obtido em relação ao investimento inicial efetuado. Se o CAC for muito alto em relação ao ROI, isso significa que a empresa está a gastar mais dinheiro para adquirir um novo cliente do que o retorno financeiro que esse cliente pode gerar.

Quais são algumas dicas para otimizar o CAC?

Existem diversas estratégias que podem ajudar a otimizar o custo de aquisição por cliente (CAC), algumas das quais incluem:

  • Definição do público-alvo: entender quem é o público-alvo e como o alcançar com eficiência;
  • investir em marketing digital: esta poderá ser uma forma mais eficaz e assertiva de impactar o público alvo da empresa;
  • Oferta de recompensas para recomendações: incentivar os clientes a indicar amigos e familiares para a compra de produtos ou serviços e oferecer descontos, ofertas especiais ou outros incentivos;
  • Análise de dados: estudar os dados de marketing e vendas para identificar quais canais de aquisição estão a funcionar melhor e ajustar as estratégias;
  • Desenvolver um relacionamento com clientes: a fidelização dos clientes permite que, além de voltarem a comprar, os mesmos se tornem defensores e embaixadores da marca;
  • Testes constantes: testar diferentes abordagens de marketing & vendas e acompanhar os resultados. Ajustar as estratégias com base no que gera maior retorno e resultados.
  • Investir em marketing de conteúdo: esta ferramenta ajuda a atrair e a converter leads de uma forma mais económica do que a publicidade tradicional;

Se quer aplicar o CAC e outras métricas, saiba que não é viável efetuar isso manualmente. É importante usar uma plataforma orientada para campanhas de marketing. 

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