Estratégias de Marketing

KPI: O que é e como utilizar para medir os seus resultados

24 fevereiro, 2023 |

O KPI é um indicador de desempenho que pode auxiliar a empresa na hora de tomar decisões e encontrar soluções para problemas cotidianos.

Criar um negócio de sucesso no meio digital exige muito planejamento e organização nas suas ações de marketing. Para monitorar o desempenho das estratégias e efetuar correções importantes, vale a pena medir seus resultados por meio de KPI. Essas ferramentas são fundamentais para medir a eficiência da sua comunicação, além de orientar possíveis melhorias futuras.

Desse modo, você obtém as informações necessárias para tomar decisões baseadas em dados e não apenas sobre suposições quanto ao mercado. Isso faz com que suas campanhas fiquem mais dinâmicas, consigam se ajustar a mudanças no padrão de consumo e mantenham sua empresa competitiva no mercado. Se você quer saber o que é um KPI e como esse recurso pode contribuir para o seu planejamento, continue a leitura e confira nosso post!

O que é KPI?

O KPI, ou Key Performance Indicator, é um indicador de desempenho que pode auxiliar a empresa na hora de tomar decisões e encontrar soluções para problemas cotidianos. Ela oferece informações por meio de números úteis para avaliar a performance do negócio.

Assim, é capaz de auxiliar empresas a entender se está evoluindo bem em suas metas, se pode melhorar campanhas de marketing, otimizar a gestão das finanças e auxiliar a tomada de decisão de diversas outras áreas.

Para isso, é preciso encontrar bons KPIs, adequados para cada objetivo e setor da sua companhia. Com isso, você consegue monitorar o desempenho do negócio e encontrar soluções para melhorar a lucratividade e a produtividade de cada um dos setores da empresa. Com isso, torna-se possível conseguir uma vantagem competitiva para se diferenciar no mercado.

Quais são os tipos de KPI?

Agora que você já sabe o que é KPI, que tal entender quais são os principais tipos que podem ser usados no negócio? Abaixo, apresentamos uma classificação detalhada que pode ser muito útil na hora de escolher os melhores indicadores. Confira!

KPI primário

Os KPIs primários são encontrados facilmente e trazem informações relevantes sobre como a empresa está performando no mercado. Dessa forma, é possível entender quais são os resultados obtidos pela empresa e verificar se existem melhorias que podem ser adotadas para potencializar as estratégias.

Entre os KPIs primários, pode-se destacar a taxa de conversão, o número de leads gerados, o custo por lead e outros que são facilmente obtidos. Para usá-los de maneira eficiente, é válido ter em mente as metas da empresa. Caso não tenha definido objetivos para o curto, médio e longo prazo, vale a pena colocá-los no papel o mais rápido possível.

KPI secundário

Esses indicadores são de responsabilidade dos diretores da empresa e ajudam a acompanhar o desenvolvimento do negócio. Nesse sentido, podem ser obtidos em cada uma das áreas da empresa. Com isso, os responsáveis conseguem identificar potenciais melhorias para os seus respectivos setores.

Além disso, podem ser usados para entender se os testes feitos estão proporcionando retornos positivos. Entre os mais comuns estão o número de visitas nos canais da empresa, assinantes da newsletter, preço médio por transação realizada, custo por lead em cada um dos estágios do funil de vendas e outros.

KPI práticos

Esses KPIs ajudam a entender os resultados obtidos e os números dos indicadores primários e secundários. Nesse sentido, ele pode ser muito útil para identificar possíveis ajustes de estratégias que vão ajudar o negócio a melhorar a performance no mercado.

Além disso, são úteis para fazer testes e verificar se as alterações podem proporcionar resultados otimizados. Entre os principais, podemos citar o número de visualizações dos vídeos, alcance das publicações, páginas com maior número de acessos, interações com a empresa, landing pages com melhores resultados e outros.

KPI de produtividade

Mensurar a produtividade dos times da empresa também é importante para manter a empresa bem colocada no mercado e conseguir aumentar a lucratividade. Nesse sentido, os KPIs de produtividade são ótimos para engajar a equipe e alcançar um bom desempenho.

Além disso, podem ser usados com a intenção de mensurar o rendimento dos diferentes processos do negócio. Com isso, você consegue realizar ajustes importantes e alocar os recursos de forma inteligente. Pode-se utilizar, por exemplo, a taxa de produtividade, tempo de ciclo, taxa de retrabalho, taxa de qualidade e outros KPIs importantes para mensurar o desempenho da empresa.

KPI de qualidade

Garantir a qualidade dos serviços e produtos da empresa é fundamental para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Nesse sentido, adotar indicadores que ajudem a mensurar a qualidade das soluções disponibilizadas pelo negócio no mercado tende a ser muito importante.

Esses KPIs ajudam a avaliar erros e a corrigir processos para ter maior qualidade no desenvolvimento do negócio. Os mais usuais que podem ser aplicados no cotidiano da companhia são a taxa de retenção de clientes, taxa de conversão, nível de satisfação dos clientes e número de cancelamentos.

KPI estratégico

Os indicadores estratégicos podem ser importantes para comparar o desenvolvimento do negócio e entender como está se saindo com relação às metas que foram previamente determinadas.

Assim, podem servir para verificar se a empresa está atuando conforme as expectativas, auxiliando a compreender possíveis melhorias para otimizar os resultados do negócio. Podem ser citados nessa classificação o índice de lucratividade, nível de satisfação do cliente, produtividade na empresa, percentual da meta já atingido, entre outros.

Como definir os KPIs da empresa?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de KPIs existentes, que tal descobrir boas dicas que podem ajudar a definir os mais adequados para a sua empresa? Abaixo, listamos várias dicas que vão ajudar a escolher os indicadores certos para mensurar resultados e implementar melhorias. Continue lendo e saiba mais sobre!

Facilidade de mensuração

Um bom KPI precisa ser fácil de ser mensurado. Por exemplo, imagine que você quer medir a taxa de conversão do seu site, mas que não tem acesso aos dados que podem ajudar a encontrar esse número.

Dessa forma, esse indicador não vai ser bom, pois não haverá como compará-lo e nem interpretá-lo. Portanto, quando for escolher um indicador, vale averiguar se ele é facilmente medido.

Nesse sentido, contar com boas ferramentas de análises pode ser necessário. Por meio delas, você pode obter dados interessantes e de forma mais visual, simplificando suas análises. Ainda há opções que disponibilizam relatórios que vão auxiliar nas tomadas de decisão.

Relevância para as atividades da empresa

Outro ponto que deve ser considerado na hora de escolher um bom KPI são as necessidades da sua empresa. Por exemplo, se você trabalha com um e-commerce, é importante entender quais são os KPIs importantes para o seu tipo de empresa.

Da mesma maneira, se quer implementar indicadores em diferentes setores da empresa, é relevante entender quais são os mais usuais e se eles se encaixam na mensuração que você está pretendendo realizar.

Com isso, torna-se possível escolher os KPIs mais adequados e que podem trazer uma visão mais ampla da sua empresa. Portanto, é fundamental entender como eles estão relacionados com as atividades do seu negócio.

Possibilidade de ajudar nas tomadas de decisão

O processo de tomada de decisão é muito importante para manter a empresa competitiva e conseguir crescimento do negócio. Nesse sentido, utilizar os dados para melhorar as decisões adotadas na companhia pode ser um grande diferencial de mercado.

Para isso, contar com indicadores que possibilitem ampliar a sua visão sobre os possíveis caminhos é um passo importante. Por isso, quando for escolher um KPI, avalie como ele pode ser relevante na hora de tomar decisões na empresa.

Nesse aspecto, os dois passos descritos anteriormente são fundamentais. Afinal, ter indicadores os quais você não consegue mensurar e que não estão relacionados ao que é feito na empresa não servirá para decidir sobre situações importantes para o sucesso do negócio.

Simplicidade para mensurar de maneira periódica

Utilizar os KPIs na sua empresa deve ser uma tarefa recorrente. Por exemplo, não adianta avaliar um indicador apenas uma vez durante um longo período, pois os empreendimentos são dinâmicos e passam por constantes mudanças.

Nesse sentido, é importante que os KPIs sejam mensurados de maneira periódica para compreender a evolução do negócio. Com isso, você terá uma ferramenta relevante para saber se as alterações adotadas a partir de um indicador estão performando conforme esperado.

Se esse não for o caso, basta adotar uma nova estratégia para garantir o sucesso do negócio no longo prazo. Entendeu porque é importante escolher indicadores que podem ser mensurados várias vezes ao longo do tempo?

Quais KPIs podem ajudar o negócio?

Após entender quais são os principais critérios para escolher KPIs para a companhia, o próximo passo é descobrir quais são os mais utilizados. Por isso, destacamos vários indicadores importantes que vão auxiliar o seu empreendimento e suas tomadas de decisão.

Taxa de conversão

Essa métrica é útil para entender a eficiência do processo de geração de leads da empresa. Nesse sentido, ela pode mensurar quantos deles se transformaram em clientes do seu negócio. Dessa forma, quanto maior o percentual, melhor é sua taxa de conversão.

Ela é expressa em percentual, e pode ser calculada da seguinte forma:

Taxa de conversão = (leads que se tornaram clientes/ total de leads) x 100

Por exemplo, imagine que a empresa gerou 100 leads e, desses, 30 se tornaram clientes. Incluindo essas informações na fórmula acima, temos:

Taxa de conversão = (30/ 100) x 100 = 30%

Nesse caso, 30% dos leads qualificados viraram clientes, sendo essa a taxa de conversão da empresa

Índice de churn

Entender se o seu negócio está conseguindo reter clientes pode ser importante para identificar problemas e corrigir cada um deles. Nesse sentido, o índice de churn pode ser uma métrica relevante.

Ele é usado para mensurar a taxa de cancelamentos. Assim, basta utilizar o número de cancelamentos e dividir pelo total de clientes em um determinado período. O ideal é que esse percentual seja bem baixo, pois isso indica que poucos clientes estão deixando de negociar com sua empresa.

Percentual de clientes ativos

Outro indicador que pode ser obtido com facilidade e que ajudará nas tomadas de decisão é o percentual de clientes ativos. Ele é responsável por apresentar se os consumidores mantêm o envolvimento com o negócio. Para calcular, pode-se usar a fórmula a seguir:

Percentual de clientes ativos = (clientes ativos/total de clientes) x 100

Por exemplo, suponha que sua empresa tem 50 clientes ativos e teve um total de 100 no último mês. Incluindo as informações na fórmula, tem-se:

Percentual de clientes ativos = (50/100) x 100 = 50%

Assim, o percentual de clientes ativos é de 50%. Caso esse indicador esteja baixo, vale pensar em soluções a fim de aumentar a fidelização e manter os clientes por mais tempo em seu negócio.

Custo de aquisição de clientes

Compreender se as ações para conquistar clientes estão dando resultados é fundamental. Por meio do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), você consegue mensurar o quanto gasta para adquirir um novo consumidor.

Para tê-lo, basta dividir o valor investido pelo número de clientes conquistados. Por exemplo, suponha que você alocou R$ 1 mil para atrair novos clientes e, com isso, teve 10 novos compradores. Assim, o CAC é de R$ 100.

Como utilizar essa métrica para medir os resultados do negócio?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa ferramenta e quais são as mais utilizadas, vale a pena entender como elas podem contribuir para otimizar seu negócio. Siga a leitura e confira algumas dicas de como utilizar essas informações em favor do seu projeto.

Faça um planejamento estratégico

Como esses indicadores servem para monitorar as metas do negócio, além de coletar dados periodicamente, eles estão diretamente ligados ao planejamento estratégico e desenvolvimento de ações corretivas.

Logo, os KPIs são ferramentas essenciais para criar um planejamento estratégico eficaz. Eles fornecem um meio para otimizar o desempenho de um negócio ao comparar metas estabelecidas com base em resultados reais. Tais indicadores também permitem que os seus líderes priorizem os esforços conforme as necessidades mais urgentes.

Por exemplo, eles podem monitorar a produtividade do pessoal, a satisfação dos clientes e os lucros da empresa, a fim de identificar onde os ajustes devem ser feitos. Ao contar com esses dados para tomar decisões, você pode criar planos de ação mais informados e direcionar seus esforços para alcançar os objetivos estratégicos do plano de marketing.

Defina as metas do negócio

Ao acompanhar de perto esses indicadores, a empresa pode identificar áreas que precisam melhorar e estabelecer metas para aumentar a eficiência e o desempenho em diversas áreas de interesse.

Desse modo, os KPIs contribuem para a definição de metas de negócios de duas maneiras: primeiro, fornecem informações sobre as condições atuais da empresa e, segundo, permitem que sua equipe estabeleça metas realistas e alcancem melhores resultados.

Isso pode ser feito por meio de um projeto gradativo de melhorias e testes orientados por metas de curto prazo. Assim, você consegue minimizar a ansiedade da equipe por resultados, além de ter mais controle sobre a evolução da empresa em determinadas áreas que necessitam de melhorias.

Escolha os KPIs

Após criar um planejamento e estabelecer metas, é hora de pensar em quais KPIs podem contribuir para as próximas etapas do seu negócio. Entretanto, há uma quantidade infinita de indicadores, o que pode trazer muitas dúvidas sobre quais deles são mais ou menos importantes para os seus objetivos.

Por isso, é necessário refletir sobre quais deles serão acompanhados e utilizados no planejamento de suas estratégias. Vale destacar que existe um benefício marginal decrescente ao utilizar essa ferramenta, ou seja, a partir de um determinado limite, trazer novos indicadores não produz um grande benefício.

Logo, vale a pena estabelecer alguns critérios para escolher um conjunto limitado de KPIs para acompanhar. Algo em torno de 5-15 métricas são suficientes para embasar suas decisões. Veja, a seguir, quais critérios podem ser utilizados para determinar sua escolha:

  • tenha os objetivos em mente: defina se você quer avaliar produtividade, capacidade, desempenho ou qualquer outro aspecto da sua empresa;
  • considere a disponibilidade de dados: vale a pena considerar quais dados são necessários para a construção de determinados KPIs, verificando se essas informações estão disponíveis;
  • comece pelos mais utilizados: caso ainda tenha dúvidas sobre as suas escolhas, vale a pena utilizar indicadores que apresentam uma construção simples, mas que trazem vários insights. Entre eles, vale destacar: taxa de conversão, custo por lead, tempo médio de visitas, custo por mil impressões (CPM) ou custo por aquisição de clientes.

Monitore os resultados

Os KPIs são excelentes ferramentas para monitorar e avaliar os resultados obtidos em um determinado período. Eles podem ser usados para avaliar os resultados de diferentes áreas da empresa, tais como vendas, marketing, produtividade, desempenho dos funcionários e demais segmentos importantes para o sucesso de um determinado projeto.

Para usar os KPIs com esse intuito, é importante entender o que eles medem e como eles se relacionam com as metas determinadas pelos líderes. As métricas precisam ser definidas conforme os objetivos desejados e devem refletir os resultados que a equipe busca. Uma vez que as métricas são fixadas, é importante acompanhar os KPIs regularmente para verificar se os objetivos estão sendo alcançados. O ideal é definir metas e analisar os resultados periodicamente para verificar a eficácia dessas métricas e aproveitar as oportunidades de melhoria.

Uma boa ideia é criar um banco de dados ou utilizar alguma ferramenta digital que organize seus KPIs de maneira temporal. Assim, você consegue monitorar tais indicadores com muita praticidade, além de criar gráficos e apresentações para o time de maneira mais intuitiva.

Corrija o que for preciso

Esses instrumentos são muito importantes na identificação de algum problema que sua empresa pode enfrentar. Contudo, eles apenas contribuem para que sua equipe saiba em que área há erros, mas não podem implementar as soluções de maneira automática.

Por isso, vale utilizar essas informações durante suas reuniões e no próprio processo de decisão sobre quais serão os próximos passos. É importante manter uma postura ativa na busca por melhorias em diferentes aspectos do projeto, permitindo que a equipe tenha liberdade para sugerir soluções inovadoras para as questões enfrentadas.

Por exemplo, caso os KPIs mostrem que os custos estão aumentando ou que o número de clientes está diminuindo, você pode trazer esses dados para o debate com o time, incentivando a apresentação de ideias para corrigir esse problema. As ações podem incluir implementação de novas estratégias de marketing, revisão dos custos, mudanças nos processos internos, treinamento para otimizar o atendimento e demais cuidados que podem contribuir para a melhoria desses indicadores.

Use o KPI em suas decisões

No cotidiano de uma corporação, é comum que os líderes enfrentam dúvidas sobre quais os melhores caminhos para seguir com os projetos. Uns seguem seus instintos, outros contam com o debate entre os membros do time e há quem prefira utilizar dados atualizados. Contudo, para minimizar os riscos e aumentar as chances de um projeto bem-sucedido, vale a pena combinar todos esses elementos em seu processo decisório.

Você pode utilizar os KPIs como parâmetros para medir o desempenho atual da empresa e identificar quais são as prioridades do projeto. Depois desse primeiro filtro, vale a pena levar tais informações e debater com o time sobre os próximos passos. Por fim, conte com sua experiência e instinto para escolher qual caminho seguir.

Após todo esse processo, é possível trazer mais inteligência, embasamento e coerência para as decisões que foram tomadas. Desse modo, você pode utilizar esses indicadores para entender sobre seu projeto, além de otimizar o plano de ação ao longo do tempo.

Conte com boas ferramentas

Para ter sucesso em seu projeto, vale a pena contar com boas ferramentas que facilitam a elaboração dos KPIs, além de simplificar a coleta e preparação desses dados. Afinal, reunir esses registros e transformá-los em informação não é uma tarefa simples.

Logo, vale a pena conferir as soluções presentes na plataforma da E-goi. Por meio dela, sua empresa pode ter acesso a várias informações importantes como a entrega de SMS para os leads, a taxa de abertura dos e-mails disparados, os cliques em sua campanha e demais fatores importantes para a implementação de uma boa estratégia de marketing.

Além disso, você conta com outros recursos para otimizar suas decisões, tais como as ferramentas para análise comportamental, análise geográfica, além de outros relatórios, estatísticas e recursos de comparação.

Isso permite que sua equipe poupe tempo com o levantamento de informações e libera seus colaboradores para que possam se dedicar a atividades estratégicas e ligadas à melhoria desses indicadores.

Viu como um bom KPI pode trazer importantes insights para otimizar os resultados da sua empresa? Ao contar com esse novo recurso em sua empresa, é possível ter mais clareza, segurança e confiabilidade em suas decisões. Portanto, não deixe de utilizar ferramentas que trazem inteligência para os seus negócios.

Quer trazer esse tipo de ferramenta para o cotidiano da sua equipe? Então entre em contato conosco e confira como a E-goi pode colaborar com o desenvolvimento de suas estratégias digitais!

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